dezembro 06, 2008

Sarcófago de vidro do Papa João XXIII, na Basílica de São Pedro


Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em Sotto il Monte (província de Bérgamo, Itália) em 25 de Novembro de 1881. Era o terceiro filho numa família do tipo patriarcal, de trabalhadores agrícolas, sendo, no total, constituida por 30 elementos. Era por isso a família mais numerosa do pequeno poavodo de Sotto il Monte. Roncalli foi ordenado sacerdote Católico na Igreja de Santa Maria in Monte Santo (Roma) em 1905.
Em 1915, quando a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial, foi alistado como sargento do corpo médico e capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. Em 1921, o Papa Bento XV nomeou-o presidente da Sociedade para a Propagação da Fé. Em 1925 o Papa Pio XI nomeou-o Visitante Apostólico na Bulgária, elevando-o a Bispo pela Diocese de Areopolis. Escolheu como lema episcopal Oboedientia et Pax (Obediencia e Paz), que sempre conservou como lema pessoal. Em 1935, foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia.
Em 1944, o Papa Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris. Quando foi elevado a Cardeal, o presidente francês reclamou para si o antigo privilégio dos monarcas franceses e deu-lhe o título de solidéu vermelho numa cerimónia no Palácio do Eliseu. Em 1953, além de Cardeal, foi nomeado patriarca de Veneza. Na sua permanência em França, Angelo recordaria mais tarde em tom de humor que quando uma mulher com vestes muito reduzidas entrou na sala em que ele se encontrava numa recepção, as pessoas da sala não olharam para ela, mas sim para ele, a ver se ele olhava para a recém-entrada.

Papado
Na sequência da morte do Papa Pio XII, Angelo Roncalli foi, com grande surpresa para si, eleito Papa em 28 de Outubro de 1958, na 11ª votação; tomou o nome papal de João XXIII (Ioannes PP. XXIII, pela grafia latina).

Beatificação
João XXIII foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 3 de Setembro de 2000 em cerimônia solene na Praça de São Pedro
Conhecido como o "Papa Bom", João XXIII foi declarado beato por João Paulo II em 2000. Faleceu de câncer no estômago, após longa luta contra tal enfermidade, em 3 de junho de 1963.

Sem comentários:

Enviar um comentário