agosto 12, 2016

Calcário Rocha

Rocha sedimentar - Calcário






Os calcários são rochas formadas a partir do mineral calcite, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A sua coloração vai de branco a preto, podendo ser cinzento claro ou cinzento escuro. Muitos calcários apresentam cores avermelhadas, amareladas, azuis ou ainda verdes dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.
 Quanto à formação deste mineral:
O calcário é de origem química e dá-se em meio aquático. A calcite é um mineral que se pode formar a partir de sedimentos químicos, nomeadamente iões de cálcio e bicarbonato. Este processo ocorre quando os meios aquáticos sofrem perda de dióxido de carbono (devido ao aumento da temperatura ou à diminuição da pressão). Deste modo, para que os níveis de dióxido de carbono que se perdeu sejam repostos, a equação química começa a evoluir no sentido de formar dióxido de carbono, o que leva também a formação de calcite. Esta precipitação do mineral dá origem ao calcário.
                                                  Cálcio + Bicarbonato → CaCO3 (calcite) + H2O + CO2 

 Estes minerais são diversificados, e um dos mais importantes para este trabalho é o travertino, que são calcários densos encontrados em grutas.

Fonte :http://geohistorialx.webnode.pt/boca-do-inferno/calcarios/




A calçada portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, que podem ser usadas para formar padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho, azul cinza e amarelo. Em certas regiões brasileiras, porém, é possível encontrar pedras em azul e verde. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.


O facto de a rocha mais comum para estabelecer o contraste seja de cor negra, faz com que se confunda a rocha mais utilizada, ocalcário negro, com basalto. De facto, existe calcário de várias cores. O basalto apenas é utilizado nas ilhas, onde é abundante, sendo aí os desenhos executados em calcário branco.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário