abril 21, 2010

Goiaba


A goiaba é um alimento de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo. É rica em vitaminas como A, B1 (Tiamina), e B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina). Em matéria de vitamina C, tem poucos rivais. Algumas variedades nacionais acusam em média um teor de ácido ascórbico de 80 miligramas por 100 gramas. A goiaba branca e a amarela são mais ricas que a vermelha. O limão contém cerca de 40 mg por 100g, que corresponde à metade da concentração da goiaba branca.
  O conteúdo de vitamina C vai descendo de fora para dentro do fruto. Nessas condições, a casca é mais rica do que a polpa interna.
  Graças à descoberta do elevado teor de vitamina C da goiaba, esta fruta foi, durante a Segunda Guerra Mundial, utilizada como suplemento na alimentação dos soldados aliados nas regiões frias. Desidratada e reduzida a pó tinha por finalidade aumentar a resistência orgânica contra as afecções do aparelho respiratório.



5 comentários:

  1. Gosto muito da primeira, embora um bocadinho queimada à esquerda, mesmo assim, uma boa imagem.

    ResponderEliminar
  2. Imagens bem naturais.
    Sem agrotóxico, nota-se pela casca rugosa . Gosto.
    abraços

    ResponderEliminar
  3. Belas imagens, até abrem o apetite!
    Bom texto a acompanhar!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou em falta!
    Estive aqui a pensar e acho que nunca comi goiaba. Ou pelo menos não me lembro de ter comido.
    ;-)

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que nunca comi goiaba, mas depois desta fotojá estou com vontade :P

    Bonita ;)

    ResponderEliminar